quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

1808

Só agora tive oportunidade de ler “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil“, da autoria do jornalista brasileiro Laurentino Gomes.
É um livro leve, atraente e de escrita fluente, que embora trate de História, não é um livro de História. É um livro de não-ficção, que se lê com muito entusiasmo.
Para os especialistas, o livro é provavelmente demasiado ligeiro e não traz qualquer contributo para o conhecimento histórico da presença da Família Real portuguesa no Brasil, porque é uma compilação de outros livros especializados, mais ou menos conhecidos.
Por isso, o livro originou alguns comentários negativos emitidos por historiadores, como “é um péssimo livro”, é “um produto do marketing”, “não vale a pena ser lido” ou, ainda, é “uma escrita de encomenda”.
Como não especialista, discordo destes pontos de vista e, repito, o livro lê-se com muito entusiasmo e certamente desperta o interesse pelos temas históricos. Os especialistas e os historiadores nem sempre são os melhores divulgadores da História.

Sem comentários:

Enviar um comentário