quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Principezinho

Hoje apresento um cromo que embora tenha um estatuto de principezinho, nada tem a ver com a personagem de Antoine de Saint-Exupéry.
Sabe-se pouco sobre as suas origens, mas certamente que foi um jovem previsível, certinho e bom estudante. Encostou-se bem e nunca precisou de subir, degrau a degrau. Instalou-se lá no topo muito cedo, como professor, secretário-geral, deputado, administrador, ministro e governador. Governou-se muito bem, sempre. No BP tinha um salário que ele próprio considerava demasiado elevado. Mas nunca o alterou. Já em plena crise, o BP comprou-lhe um novo carro bem caro. Que exemplo!
Na sua principesca função deveria acompanhar a economia e a actividade da Banca, mas não foi capaz ou distraiu-se. Errou nas previsões macroeconómicas e falhou na supervisão bancária. O BPN e o BPP faliram, enquanto o Millenium BCP andou por lá perto. Para evitar o descrédito internacional e defender os depositantes, os contribuintes portugueses vão ter que pagar mais de 5.000 milhões de euros. O principezinho deixou a factura para nós pagarmos e emigrou para um mandato de oito anos no BCE.
Terá pensado: “Quem vier depois de mim que feche a porta”. Que prémio!

Sem comentários:

Enviar um comentário