quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um dirigente que alterna

Na minha galeria de cromos apresento hoje alguém cuja profissão se desconhece, mas que umas vezes actua como dirigente sindical e outras vezes como dirigente partidário, isto é, alterna.
A lusitana apetência por poleiro e este duplo poleiro dão-lhe uma importância televisiva, mas cria-lhe um grande problema.
- Como dirigente partidário obedece ao seu partido, que aprova o Orçamento do Estado, que exige reformas, emagrecimento da despesa e sempre muitos cortes e mais cortes.
- Como dirigente sindical da Função Pública opõe-se e combate toda a espécie de reformas, rejeita todos os cortes e exige sempre mais direitos e mais regalias.
Com este gosto para montar dois cavalinhos, o nosso cromo vive no meio deste paradoxo. Que vida difícil!
Porém, tem sobrevivido a esta já tão longa duplicidade de vida a alternar. Com o seu estilo habitual de professor de ciências ocultas, com tiques elitistas e sobranceiros, il Duce ou il condottiero utiliza sempre um discurso redondo para falar sem nada dizer, para empatar o jogo, para ocupar o terreno ou para mastigar sem engolir. Quando abre a boca, já se sabe que não pensa. Canta. Discursa. Os seus sindicalizados são um mero instrumento que usa para se colar ao seu partido e atacar o partido rival.

Sem comentários:

Enviar um comentário