quarta-feira, 30 de março de 2011

Fogos florestais

Chegou a Primavera e começou a preparação das campanhas para a prevenção e combate aos fogos florestais, em que se destacam sempre as intervenções dos "caça-níqueis" da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Ignorando a grave situação financeira do país, estas duas organizações continuam a exigir mais meios e mais dinheiro para combater os fogos florestais, numa verdadeira atitude de chantagem. Não resistem ao dinheiro. Não resistem a alimentar os interesses instalados. Ora, quando há riscos, há imprevistos e, assim, é óbvio que os meios são sempre escassos. Por isso, nas actuais circunstâncias, este tipo de reivindicações tornam-se ridículas e irresponsáveis.
Ajustem os meios às necessidades e “não me peçam mais dinheiro”. Organizem-se e poupem mais. Adoptem boas práticas. Dêem exemplos de boa utilização dos meios. Sejam responsáveis. Ajudem o país. É em período de dificuldades que se inova e se criam oportunidades.
Com o prestígio de que ainda vão gozando na sociedade portuguesa, prestem um verdadeiro serviço público, contribuindo para a sensibilização e mobilização das populações, assim como para a adopção de políticas de prevenção. Ajudem a aplicar a lei relativa à limpeza da floresta e a promover a criação de pequenas empresas de limpeza florestal mas, por razões eleitorais e pelo hábito de se encostarem ao orçamento do Estado, pouco fazem nessa matéria. Mas não me peçam mais dinheiro!
Era bom que se fizesse um balanço sobre tudo isto…

Sem comentários:

Enviar um comentário