terça-feira, 29 de março de 2011

Pritzker 2011

O arquitecto Eduardo Souto de Moura, natural do Porto e com 58 anos de idade, foi distinguido com o prémio Pritzker 2011, o maior galardão mundial na área da arquitectura, sendo habitualmente considerado o Prémio Nobel da Arquitectura.
O prémio foi instituído em 1979 nos Estados Unidos pela Fundação Hyatt para distinguir um arquitecto vivo, cuja obra combine qualidade, talento e boa integração no espaço envolvente. É a segunda vez que um arquitecto português vence este galardão, depois do arquitecto Álvaro Siza Vieira ter sido o escolhido em 1992, sendo de salientar que só os Estados Unidos, o Japão e o Reino Unido tiveram até agora mais arquitectos premiados do que Portugal.
A obra de Eduardo Souto de Moura que o Pritzker 2011 distinguiu, está dispersa por Portugal, Itália, Alemanha, Áustria e Reino Unido e, de entre os projectos que criou, destacam-se o Mercado Municipal de Braga, a ponte Dell'Accademia, em Veneza, a reconversão do Convento de Santa Maria do Bouro, em Amares, e, aquele que sempre refere como o seu projecto favorito: o Estádio Municipal de Braga.
No período que atravessamos, cheio de dificuldades e de incertezas, esta distinção é o reconhecimento do valor da arquitectura portuguesa, mas também é mais um sinal de que na sociedade civil existe muita inteligência e muito talento que é necessário mobilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário