quinta-feira, 10 de março de 2011

Ruptura ou convergência?

O Presidente da República, eleito nas eleições realizadas no dia 23 de Janeiro, tomou posse no dia 9 de Março e, naturalmente, os jornais do dia seguinte destacaram esse acontecimento.
Na cerimónia da posse presidencial, o chamado discurso da posse é, porventura, um dos actos mais simbólicos e é sempre aguardado com muita expectativa. Desta vez não foi excepção, porque o país vive uma grave crise económica e financeira, está com um elevado nível de desemprego, tem baixos índices de poupança e de investimento, suporta os vícios consumistas da sociedade e dos poderes políticos e tem um governo minoritário muito desgastado.
O discurso da posse correspondeu à generalidade das expectativas e retrata bem “ao que isto chegou”, mas causa espanto verificar como o Presidente sacudiu a água do capote, como se não tivesse sido Ministro das Finanças, depois 1º Ministro durante dez anos e Presidente da República desde 2006.
Mas o discurso tem lacunas, como por exemplo a ausência de referências ao contexto de crise internacional, além de incluir mensagens um pouco enigmáticas, como aquela do esforço colectivo, ou da resposta verdadeiramente colectiva ou do alargado consenso político e social. Uma das mais destacadas ideias da mensagem presidencial é o apelo a um sobressalto cívico, que é uma ideia bonita mas perigosa, vinda sobretudo de quem tem o dever de unir e de reforçar a coesão nacional.
O Presidente disse, ainda, que "Portugal está hoje submetido a uma tenaz orçamental e financeira – o orçamento apertando do lado da procura e o crédito apertando do lado da oferta". A anunciada viagem presidencial a Timor-Leste, Indonésia e Tailândia, com as alargadas comitivas do costume, não contribuem para aliviar a pressão dessa tenaz e não são um bom exemplo para um país que "vive uma situação de emergência económica e financeira".
Em síntese, os jornais falaram em ruptura, mas o discurso também tem sinais de convergência. Provavelmente, uma vez mais, cada um vai pensar em si e poucos vão pensar no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário