domingo, 10 de abril de 2011

Compromisso nacional

Um grupo de 47 personalidades decidiu subscrever um documento publicado pelo Expresso, no qual apelam a um compromisso nacional, no sentido de ser ultrapassada a actual situação de extrema dificuldade por que passa o nosso país.
Esse grupo reúne três antigos Presidentes da República, vários reitores de universidades, presidentes de fundações, destacados empresários e alguns vultos da cultura, da arte e da ciência. É um conjunto impressionante de personalidades de grande relevo na sociedade portuguesa, onde se intrometeram ou foram intrometidos os nomes de algumas não-personalidades.
O documento é um apelo ao Presidente da República, ao Governo e aos Partidos Políticos para que se entendam na busca de compromissos mínimos de curto e de médio prazo, de forma a assegurar consensos nas orientações do programa de estabilização financeira a negociar, na concretização material do programa de ajuda externa e na realização de uma campanha eleitoral serena, esclarecedora e não conflituosa, necessariamente diferente das habituais campanhas a que temos assistido.
Desde há muitos anos que o país parecia um Titanic – o navio afundava e a orquestra continuava a tocar. Poucos perceberam isso. Andavam distraídos. Agora que isso foi percebido e que é necessário mudar de vida, também me associo àquelas personalidades e dirijo-me aos políticos: sejam responsáveis, falem menos, sentem-se e entendam-se. Fechem-se em conclave e façam fumo branco, tão depressa quanto possível.
O país agradece.

1 comentário:

  1. Revivalismo?!!
    Parece o 24 de Abril a preparar-se para o 25 de Abril...
    Tantos agora. Porque não foram aos congressos dos partidos políticos nos últimos anos, impedindo assim que isto chegasse a esta bandalheira? E agora ninguém fica com as culpas, nem ninguém quer uma auditoria séria às contas públicas, assim ficam sem culpas, pois esta vai para o papão FMI!
    Não apuram responsabilidades e afinal a CULPA VAI MORRER SOLTEIRA!

    ResponderEliminar