quinta-feira, 14 de abril de 2011

Odéon

LISBOA, 14 ABR 2011 - A rua das Portas de Santo Antão é muito frequentada por turistas, além de acolher duas das mais visitadas salas de espectáculos da capital. No seu limite norte fica a rua dos Condes, onde se situa o belo edifício do cinema Odéon, actualmente muito degradado e a transmitir uma imagem de decadência e de desleixo, aos milhares de estrangeiros e portugueses que por ali passam.
O edifício foi inaugurado em 1927 e foi modernizado em 1931, recebendo as galerias metálicas que ainda hoje o caracterizam. O interior é notável com uma cobertura em madeira escura em pau-Brasil na forma da quilha de navio e o palco com um frontão Art Deco. A sala dispõe de uma plateia, dois balcões e camarotes, pode acomodar 691 espectadores e possui um mecanismo que permite que a sala seja iluminada com luz natural, se assim se desejar.
Na segunda metade dos anos 80 o cinema Odéon entrou em decadência e passou a exibir sessões de cinema porno e, já nos anos 90, viria a encerrar, após quase setenta anos de serviços à cidade de Lisboa.
Actualmente o edifício parece estar envolvido numa batalha judicial entre as autoridades que pretendem a sua requalificação e classificação como património de interesse histórico e cultural, e o seu proprietário que se recusa a negociar e a fazer as obras de restauro propostas pelo IGESPAR e pelo IPPAR. Parece tratar-se de um caso de burocracia e, também, um caso típico daquelas famosas indefinições das nossas leis que tudo empatam sem que se decida.
Entretanto, o edifício está em chocante estado de degradação, com vidros partidos na clarabóia, nas galerias e nas janelas, dando uma imagem de decadência e desleixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário