terça-feira, 26 de abril de 2011

Um bom exemplo

O Presidente da República decidiu convidar os seus antecessores para tomarem parte nas comemorações do 25 de Abril, que se realizaram no Palácio de Belém.
Foi uma ideia inovadora e louvável, porque a simples imagem conjunta dessas quatro personalidades, que a generalidade dos jornais reproduziu nas suas edições de hoje, é um bom exemplo de consenso e pode funcionar como inspiração para que os líderes políticos lhes sigam o caminho.
De facto, a complexa situação por que passamos, fez juntar quatro homens com estilos pessoais, perfis ideológicos e práticas políticas distintas que, nesta quase emergência nacional, ultrapassaram as suas próprias rivalidades e se uniram nas críticas à situação actual e nos apelos ao consenso.
Como titulava o jornal i, eles "pedem acordo urgente".
Nos discursos proferidos, os partidos e os seus dirigentes foram particularmente visados, mas os cidadãos e a sua falta de empenhamento na vida democrática também não foram poupados.
No entanto, o que vai ficar na memória dos portugueses não são os discursos, mas a fotografia conjunta do Presidente da República e dos seus antecessores, porque “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Sem comentários:

Enviar um comentário