sábado, 14 de maio de 2011

A estátua que veio de Macau para Lisboa

Na Alameda da Encarnação, em Lisboa, encontra-se uma estátua equestre do Comandante João Maria Ferreira do Amaral, uma obra da autoria do escultor Maximiano Alves que é datada de 1935. A estátua foi inaugurada em Macau no dia 24 de Junho de 1940, numa época de grande fulgor nacionalista em Portugal e nos seus territórios ultramarinos.
O Comandante Ferreira do Amaral governou Macau entre 1846 e 1849 e, de acordo com as orientações recebidas de Lisboa, vinha desenvolvendo políticas que os chineses consideraram hostis. Como retaliação, quando no dia 22 de Agosto de 1849 o governador passeava a cavalo junto das Portas do Cerco, foi-lhe armada uma cilada por indivíduos da comunidade chinesa de que resultou a sua morte.
Em Novembro de 1991, quando se aproximava a transferência da administração de Macau para a República Popular da China, por iniciativa das autoridades portuguesas e, eventualmente, por sugestão chinesa, foi decidido remover a estátua da praça onde se encontrava, que foi transportada para Lisboa e colocada na Alameda da Encarnação.
Hoje, a estátua do Comandante Ferreira do Amaral em Lisboa evoca-nos Macau e recorda-nos que nem sempre as relações luso-chinesas foram boas.

1 comentário: