quarta-feira, 11 de maio de 2011

A excelência do pastel de nata

O pastel de nata é uma das mais apreciadas especialidades da doçaria portuguesa e começou a ser comercializado em 1837 em Lisboa, na Fábrica dos Pastéis de Belém, que é também o local onde são mais procurados e apreciados, embora hoje se encontrem em muitas pastelarias e cafés de Portugal. Actualmente, onde há portugueses há pastéis de nata e, recentemente, a partir de Macau chegaram à China, Hong Kong, Japão, Singapura, Malásia, Camboja, Taiwan e Austrália.
Em Setembro de 2009 o jornal inglês “Guardian/The Observer” escolheu as 50 melhores iguarias do mundo e os melhores locais para as comer, tendo colocado os pastéis de Belém em 15º lugar. Por isso, o pastel de Belém, que já era o mais famoso pastel de nata, reforçou a fama internacional que já tinha e tornou-se uma verdadeira atracção turística para nacionais e estrangeiros, estimando-se que diariamente sejam produzidos entre 10 a 15 mil pastéis.
O pastel de nata tem um estatuto de excelência na doçaria portuguesa e, por isso, a Confraria do Pastel de Nata tem promovido desde 2009 a eleição d“O Melhor Pastel de Nata”, com os seguintes resultados:

2009 – Pastelaria Cristal de Belém (1º lugar), Pastelaria Chique de Belém (2º lugar) e Hotel Ritz (3º lugar).
2010 – Pastelaria Suíça (1º lugar), Casinha do Pão (2º lugar) e Hotel Altis (3º lugar).
2011 - Pastelaria Chique de Belém (1º lugar), Pastelaria Cristal de Belém (2º lugar), Pastelaria Alcôa, de Alcobaça (3º lugar).

Desta forma, os possíveis leitores deste texto, ficam a saber que nem todos os pastéis de nata são iguais e ficam mais habilitados para fazer boas escolhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário