sábado, 7 de maio de 2011

O estertor da PIDE em 1974

Lisboa - Rua António Maria Cardoso, 18
Nos edifícios com várias portas, com números que vão do Nº 2 ao Nº 26 da Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, esteve instalada a sede da antiga polícia política do Estado Novo, sucessivamente chamada Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE, 1933-1945), Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE, 1945-1969) e Direcção-Geral de Segurança (DGS, 1969-1974).
Nestes edifícios estiveram presos e foram interrogados e torturados milhares de homens e mulheres, tendo muitos deles falecido em consequência dos maus tratos sofridos.
No dia 25 de Abril de 1974 aqueles edifícios da PIDE/DGS constituíam, virtualmente, um dos baluartes do regime e, provavelmente, um dos objectivos de maior risco para o MFA, até porque neles se tinham concentrado muitos agentes. Na tarde desse dia, a população cercou a sede da PIDE/DGS tendo alguns agentes disparado sobre os manifestantes e causado as suas últimas quatro vítimas mortais e ferido dezenas de outras pessoas, conforme assinala uma lápide colocada junto da porta Nº 18.

Sem comentários:

Enviar um comentário