segunda-feira, 30 de maio de 2011

O exemplo dos Bancos Alimentares

No passado fim-de-semana os 19 Bancos Alimentares Contra a Fome existentes em Portugal recolheram um total de 2309 toneladas de géneros alimentares, numa campanha realizada em mais de 1560 superfícies comerciais. A quantidade agora recolhida representa um acréscimo de 14,9% relativamente às 2009 toneladas recolhidas em Maio de 2010.
A operação foi a maior acção de voluntariado até agora realizada em Portugal, mobilizando 31.900 voluntários que disponibilizaram algum do seu tempo durante o fim-de-semana para participar na campanha, que incluiu a recolha realizada nos estabelecimentos comerciais, o transporte, a pesagem e a separação dos produtos. Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a 1936 Instituições Particulares de Solidariedade Social, que procederão à sua entrega a cerca de 319 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.
Os resultados obtidos com a campanha voltaram a evidenciar uma extraordinária adesão da população, apesar das actuais dificuldades e das sombrias perspectivas sobre a evolução da economia portuguesa, confirmando a costumada generosidade e solidariedade dos portugueses, quando "são convocados" para causas mobilizadoras. O exemplo dos Bancos Alimentares e dos seus voluntários evidencia as potencialidades da sociedade civil e do voluntariado para o apoio a causas sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário