sexta-feira, 6 de maio de 2011

O português em Macau

A língua portuguesa é uma das línguas mais faladas no mundo e, nos diversos rankings que algumas organizações nos propõem, elaborados segundo diferentes critérios, aparece situada entre o 5º e o 8º lugar, com mais de 200 milhões de falantes.
Alguns deles residem em Macau. Macau é uma região administrativa especial da República Popular da China e, por motivos históricos e políticos, o português é uma das línguas oficiais do território. Porém, nem agora nem antes, quando Macau foi administrado por Portugal, o português foi a língua franca do território. Por isso, a existência de três jornais macaenses em português – Hoje Macau, Jornal Tribuna de Macau e O Clarim - constitui uma relevante singularidade.
O número de falantes de português em Macau não justifica que, económica ou socialmente, existam jornais em português, pelo que a existência desses jornais resulta apenas de uma opção firmada em valores simbólicos e culturais. Essa é, seguramente, a motivação dos seus proprietários.
O Centro Histórico de Macau e o seu património de origem portuguesa foram classificados pela UNESCO em 2005, mas a existência de jornais portugueses, provavelmente sem quaisquer apoios oficiais, também contribui para valorizar a herança cultural portuguesa em Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário