quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os Portugueses

O jornalista britânico Barry Hatton vive em Portugal há cerca de 25 anos como correspondente da Associated Press.
Integrado na sociedade portuguesa através da profissão e do casamento com uma cidadã portuguesa, Barry Hatton foi conhecendo a nossa realidade em todas as dimensões, sobretudo histórica, sociológica e cultural.
Em Outubro de 2010 publicou em Londres “The Portuguese: a portrait of a nation” e, em Maio deste ano, surgiu a tradução portuguesa com o título “Os Portugueses: a história moderna de Portugal”.
O livro foi escrito por um estrangeiro para estrangeiros e faz um interessante retrato dos portugueses, das suas virtudes e defeitos. Hatton percorre os principais momentos históricos que marcaram a vida portuguesa, desde o período dos Descobrimentos até aos anos mais recentes, fazendo também uma análise sobre a modernidade neste “enigmático canto da Europa”. Através de um discurso fluente e muito agradável, sucede-se um sem número de pitorescas histórias e curiosidades, que nos ajudam a compreender melhor a situação actual do país e a forma como chegamos até ela.
Para terminar o seu livro e mostrar o seu apreço pelo nosso país, o autor adopta uma frase dita pelo escritor espanhol Miguel de Unamuno, após uma visita a Portugal, há cerca de cem anos:
“Quanto mais lá vou, mais quero lá voltar”.
Eu recomendo a leitura deste interessante livro, porque foi escrito por quem gosta de Portugal, mas que não abdica de lhe diagnosticar os vícios e as fraquezas.

Sem comentários:

Enviar um comentário