quinta-feira, 9 de junho de 2011

Países como Nós

Durante nove semanas o semanário Expresso e a consultora PricewaterhouseCoopers realizaram um estudo comparativo entre nove países que têm população ou PIB parecidos com Portugal, que foi semanalmente publicado naquele semanário entre 12 de Março a 14 de Maio de 2011.
O projecto foi conduzido pelo Professor Freitas do Amaral e permitiu constatar que há países da nossa dimensão que estão bastante melhor do que nós (Bélgica, Finlândia e Áustria), que há outros que estão pior do que Portugal (Grécia, Irlanda e Chile) e que há alguns que em certos aspectos estão pior do que nós e noutros estão melhor (República Checa, Croácia e Nova Zelândia).
O estudo sublinha o longo caminho percorrido pelo país desde 1974, em que passou de um PIB equivalente a 50% da média da União Europeia para 75% dessa média, com melhorias no sector da saúde e da educação, entre outros, mas indica também os aspectos mais favoráveis e menos favoráveis de Portugal em relação aos países com que foi comparado. E verifica-se que, apesar de tudo o que por vezes se diz, Portugal não fica muito mal na fotografia comparada que foi feita.
Numa altura de muita descrença quanto ao futuro que nos espera e às nossas capacidades para regenerar a nossa realidade política, social e económica, aquele estudo é um sinal animador e mobilizador para a sociedade portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário