segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um apóstolo das Índias

Ribeirinha – Ilha do Pico
Na povoação da Ribeirinha, próximo da ponta leste da ilha do Pico, está colocada uma lápide na empena de uma casa muito modesta, que contém a seguinte inscrição:
NESTA CASA NASCEU A 5 DE FEVEREIRO DE 1898
D. JOSÉ VIEIRA ALVERNAZ PATRIARCA DAS ÍNDIAS
Nascido em 1898, D. José Vieira Alvernaz teve a sua ordenação sacerdotal em 1920, dirigiu diversas paróquias nos Açores e, depois, seguiu para Itália onde frequentou estudos superiores, tendo-se doutorado em Filosofia e Direito Canónico (Roma) e em Ciências Sociais (Bérgamo).
Em Agosto de 1941 o Papa Pio XII nomeou-o Bispo de Cochim, cargo que desempenhou até 1951 quando, na sequência da independência da Índia, foi extinto o Padroado Português do Oriente. Tornou-se, por isso, o último bispo português de Cochim, uma diocese criada em 1558 e que se estendia da costa do Malabar até à Birmânia.
D. José Vieira Alvernaz foi depois designado Arcebispo de Goa e Damão e Patriarca das Índias Orientais e, por ironia do destino, também veio a ser o último português a desempenhar esses cargos. Durante os acontecimentos que em 1961 levaram à queda da Índia Portuguesa, consta que a opinião do Patriarca das Índias foi decisiva na prudente atitude que o Governador Vassalo e Silva adoptou perante a invasão indiana. Como consequência da invasão e da ocupação indiana, D. José Vieira Alvernaz viu-se compelido a deixar o território da sua jurisdição episcopal, tendo regressado a Portugal. Depois de cerca de vinte anos de permanência na Índia, instalou-se em Angra do Heroísmo, onde faleceu em 1986.
Junto à casa onde nasceu, um grupo de amigos e admiradores promoveu a colocação de um busto em bronze em sua homenagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário