quarta-feira, 29 de junho de 2011

Um novo top de Paula Rego

Looking back, um quadro de Paula Rego, foi licitado num leilão realizado ontem na Christie's, em Londres, tornando-se o quadro da autora que até agora atingiu um valor mais elevado no mercado leiloeiro.
Enquanto num leilão organizado em 2008 pela leiloeira Sotheby's, o quadro Baying, de 1994, foi arrematado por 558 mil libras (740 mil euros no câmbio da altura), o leilão ontem realizado pela Christie's para Looking Back, de 1987, teve uma licitação final de 769 250 libras (866 175 euros).
Com esta venda, Paula Rego reforçou a sua posição no restrito número de autores portugueses contemporâneos com cotação no mercado internacional da arte que, aparentemente, continua a ter em Maria Helena Vieira da Silva o seu mais apreciado ícone. Recorde-se que em Junho de 2010 em Paris, a leiloeira Sotheby’s, vendeu o seu quadro Inverno, de 1960, por 1 095 150 euros.
Paula Rego vive em Londres mas expõe regularmente em Portugal, destacando-se as exposições realizadas na Fundação Gulbenkian e no Centro Cultural de Belém, para além da grande exposição organizada em 2005 pelo Museu de Serralves, que teve 160 mil visitantes. Actualmente a sua obra pode ser vista na exposição permanente do Museu Casa das Histórias, em Cascais, e ocasionalmente no Centro de Arte Manuel Brito, em Algés, além de estar representada nas exposições permanentes de vários museus portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário