terça-feira, 19 de julho de 2011

As ruas floridas do Redondo

A vila alentejana de Redondo volta a realizar este ano as suas festas “Ruas Floridas”, um evento de arte popular de grande beleza estética, que decorrerá entre os dias 30 de Julho e 7 de Agosto.
Espera-se que sejam enfeitadas 35 ruas da vila, com flores e figuras de papel colorido, com temas escolhidos pelos moradores e mantidos em segredo até ao início da festa, para despertar sentimentos de competição e para estimular a imaginação e a criatividade.
Os moradores estão desde Outubro de 2010 a dedicar muitas horas do seu tempo livre à preparação dos enfeites, trabalhando sobre motivos de diferente natureza, desde os etnográficos e florais, até às histórias imaginárias ou exóticas.
A autarquia do Redondo suporta os encargos com o papel, cartão, cola e outros materiais necessários para a ornamentação das ruas, prevendo-se um custo total de cerca de 200 mil euros.
Os registos mais antigos indicam que a ornamentação das ruas do Redondo terá sido iniciada em 1838, mas a iniciativa não terá durado muitos anos. Depois de um longo interregno, há 18 anos a autarquia do Redondo retomou a realização das festas da vila, tendo as “Ruas Floridas” passado a ter carácter bienal a partir de 1998.
Estive lá em 2007 e 2009 e lá voltarei este ano.
Para quem nunca viu, é imperdível visitar o Redondo nessa semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário