quinta-feira, 28 de julho de 2011

A CGD virou um grande aquário

A CGD tem um novo desígnio que concorre directamente com o Oceanário de Lisboa e com o Aquário Vasco da Gama – virou aquário!
A história é simples. Durante a campanha eleitoral houve a intenção de privatizar a CGD, mas essa ideia rapidamente caiu. Veio o Memorando da troika que no seu ponto 2.5 recomenda a racionalização do grupo CGD, a melhoria da sua governação e a privatização do negócio segurador, mas que não exige a privatização da actividade bancária central.
O novo governo tomou posse e não perdeu tempo, certamente para dar resposta à impaciência dos tubarões. Não havia razões objectivas para qualquer mudança na CGD, mas foi adoptado um novo modelo de governação que passa de 7 para 11 administradores, com um chairman e um presidente executivo, o que não faz sentido porque existe um único accionista que é o Estado, além de que este modelo já foi experimentado na CGD e falhou.
E com sofreguidão, começaram as nomeações da gente do costume, na base do seu cartão partidário.
Primeiro, foi o antigo presidente do Conselho Superior da SLN, a sociedade dona do BPN, para a Assembleia Geral do banco, o que é realmente curioso e demasiado triste.
A seguir, foi o arrogante homem de mão do grupo Mello, para vice-presidente da Comissão Executiva do banco, provavelmente para estar atento às privatizações.
Depois, foi o irmão do comentador do regime e antigo presidente do PSD.
É o descrédito para quem os escolheu, é uma mancha negra para a CGD e até para eles, que talvez nem precisassem do enxovalho que é esta escolha. E há os outros que se hão-de seguir.
Com tubarões como estes, que ao longo da vida acumularam muitos cargos, mordomias e fortuna, o maior banco português está a transformar-se num grande aquário.

1 comentário:

  1. Quão longe vão as eleições! Alguém se lembra ainda das promessas de preocupações com a justiça social, com a luta contra o compadrio e corrupção?
    Outros valores (e pagamento de facturas?) se levantam: há que aproveitar enquanto não se acaba, há que ocupar rapidamente todas as tetas da porca.
    N Cruz
    Onde estão as elites que se disponham (sacrifiquem) a lutar por trazer à coisa pública um mínimo de decência, de ética, de respeito pelo próximo? Sei que é difícil querer ser "parvo" nos tempos que correm, mas quero querer que as haja e que haja muito boa gente disposta a segui-las.

    ResponderEliminar