quarta-feira, 27 de julho de 2011

Retratos em Barro

Retratos em Barro é uma exposição patente no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, que nos mostra uma parte da obra de Rafael Bordalo Pinheiro – o autor do famoso Zé Povinho e do seu gesto simbólico – como escultor em barro.
Trata-se de uma pequena exposição que pretende abordar essa vertente pouco conhecida e estudada da obra do artista, que habitualmente é mais identificado com a cerâmica decorativa e utilitária ou, noutra perspectiva, com o desenho e a crítica mordaz dos costumes da sociedade portuguesa de finais do século XIX.
Na via da escultura em barro, Bordalo Pinheiro modelou diversos bustos de personalidades como Eça de Queirós e o famoso médico Sousa Martins, mas também de alguns amigos e de diversas personagens anónimas de tipo popular, por vezes fruto de encomendas, outras de iniciativa pessoal.
A apresentação desta exposição recorreu à colecção do próprio museu, de onde foi seleccionado um grupo significativo de peças que desde 1985 não era mostrado em conjunto e apresenta várias versões do mesmo modelo de busto, estudos em barro, cartas manuscritas, fotografias e páginas litografadas das suas publicações, que testemunham o empenho do artista neste tipo de escultura, a partir de 1888.
A pequena exposição pode ser visitada de terça a domingo na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Bordalo Pinheiro, no Campo Grande, 382, em Lisboa, mas é sobretudo uma boa oportunidade para visitar o Museu Bordalo Pinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário