segunda-feira, 8 de agosto de 2011

America’s Cup em Cascais

A America´s Cup está em Portugal pela primeira vez e esse facto justifica referência. Em Cascais está a cumprir-se a primeira prova da America’s Cup World Series, que passa a ser um circuito regular de oito regatas a disputar em oito diferentes locais, que passará a anteceder a grande prova final a realizar na baía de São Francisco em 2013.
Portugal candidatou-se à organização da America’s Cup em 2007 mas perdeu a sua candidatura a favor de Valência, mas agora foi o país escolhido pela organização para organizar a primeira regata da nova versão da prova.
A America’s Cup realiza-se desde 1851, é a mais antiga competição e uma das mais importantes do calendário desportivo mundial, estando a iniciar a sua 34ª edição. Costuma dizer-se que é a prova desportiva mais difícil de vencer, devido ao número de provas de selecção e à complexidade dos seus regulamentos destinados a apurar o challenger que competirá com o defender, isto é, o vencedor da última edição.
Nas 33 edições já realizadas, apenas quatro países venceram esta prova – Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Suiça. Em Cascais estão a competir as mais rápidas embarcações do mundo – os catamaran AC72 - os chamados “Formula Um” da vela: Oracle Racing (EUA), Artemis Racing (Suécia), Aleph (França), China Team (China), Emirates Team (Nova Zelândia), Energy Team (França), Green Comm Racing (Espanha) e Team Kores (Coreia do Sul).
O público pode assistir a um espectáculo de grande beleza e espectacular efeito, enquanto o prestígio internacional da prova e as exigências ao nível da organização, são um sinal positivo para Portugal que, desta forma, volta a estar presente nos mass media internacionais por uma boa razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário