sábado, 20 de agosto de 2011

The decline and fall of Europe

Na sua última edição, a revista TIME inclui um artigo de Rana Foroohar intitulado “O fim da Europa”, cujo lead diz:
“A união económica está a desmoronar-se, Londres está em chamas e os Estados Unidos, seu parceiro comercial mais confiável, também está fraco para salvar o euro. Digam adeus à velha ordem.”
Esta ideia de declínio e de envelhecimento da Europa já tinha sido expressa muitas vezes por vozes isoladas, desconfiadas dos sucessos e do rápido crescimento europeu verificado entre 1991 e 2008, mas poucas vezes terá sido tão explícita como agora acontece numa revista de grande difusão internacional.
O extenso artigo compara as crises que assolam a Europa e os Estados Unidos, através dos indicadores habituais - crescimento económico, desemprego, défice, dívida – concluindo que vivem dificuldades semelhantes e que os Estados Unidos, em vez de rebocarem a Europa para fora da crise, estão a replicar as dificuldades europeias.
Relativamente à União Europeia, o artigo é muito severo: a unidade europeia é impossível, o sonho europeu do multiculturalismo está em causa e a união monetária parece um casino, com sistemas políticos, económicos e fiscais diferentes.
A crise europeia e os desafios que estão para vir, estão a conduzir-nos para uma nova era civilizacional e as novas regras, riscos e desafios só agora estão a tornar-se claros.
Recomendo vivamente a leitura deste artigo a todos os doutores, professores e seus amigos que, há três ou quatro meses, em nome do assalto ao poder, difamavam quem atribuía uma boa parte dos nossos problemas à crise internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário