quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A festa das flores em Campo Maior

Após sete anos de ausência, as Festas do Povo estão de regresso a Campo Maior entre os dias 27 de Agosto e 4 de Setembro.
Embora a decoração com papéis coloridos seja comum nas festas populares portuguesas, as festas das flores só se realizam em algumas localidades alentejanas, com grande destaque para as festas que se realizam em Campo Maior, que são as mais conhecidas e as mais visitadas, devido à diversidade da decoração das suas ruas, especialmente no centro histórico da vila e ruas adjacentes.
As festas deste ano apresentarão 104 ruas decoradas, superando as 84 que foram decoradas na última edição que se realizou em 2004. Este aumento significa um aumento do interesse na preservação da festa, que este ano mobiliza cerca de 8 mil moradores voluntários e representa o consumo de 23 toneladas de papel.
Segundo um estudo feito pela Universidade de Évora, as últimas Festas do Povo levaram a Campo Maior, cerca de 2 milhões de pessoas, vindas de todo o país, da vizinha Espanha, da comunidade emigrante e até mesmo de outros países europeus e há quem reivindique que a arte das flores de papel e as Festas do Povo de Campo Maior constituem um património cultural único no Mundo.
Há menos de um mês realizaram-se as festas do Redondo - as “Ruas Floridas” – que foram muito perturbadas pela chuva, o que obrigou a um esforço suplementar de reposição das decorações. Agora, em Campo Maior – as “Festas do Povo” – prometem e não deixarão de justificar o seu prestígio como as mais celebradas festas das flores que se realizam.
Recomendo vivamente uma visita a esta festa única, até porque nunca se sabe quando acontecerá a próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário