domingo, 21 de agosto de 2011

Futebol: uma final falada em português

Terminou esta madrugada em Bogotá, o Campeonato do Mundo de Futebol para jogadores com menos de 20 anos de idade (U-20 World Cup), para o qual foram apuradas 24 selecções nacionais, incluindo seis selecções europeias – Austria, Croácia, Espanha, França, Inglaterra e Portugal.
Durante o campeonato, a equipa portuguesa ultrapassou as selecções do Uruguai, Camarões, Nova Zelândia, Guatemala, Argentina e França, tendo chegado à final em que defrontou o Brasil.
Após um jogo equilibrado e um prolongamento, a equipa portuguesa perdeu por 3-2, mas embora seja justa a vitória brasileira, tem que se destacar que Portugal também esteve muito próximo do triunfo. Por isso, numa final falada em português, glória aos vencedores, honra aos vencidos!
Recentemente, em algumas modalidades como o andebol, basquetebol, voleibol, remo, judo e atletismo, as equipas ou atletas portugueses conseguiram classificações muito destacadas no plano internacional, significando que as nossas aptidões e performances no desporto, são bem melhores que as da economia ou da política.
Da mesma forma, também a recente organização das primeiras regatas da America’s Cup em Cascais, foi um bom contributo para melhorar a imagem de Portugal no mundo.
Nos últimos meses, por razões financeiras e outras, Portugal tem sido descredibilizado internacionalmente, nem sempre por razões justas. Por isso, o fenómeno socio-cultural e mediático que é o desporto, está a cumprir o seu papel de divulgar uma imagem bem mais positiva do nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário