segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um largo com história e com cultura

Lisboa – Largo de São Carlos

No belo edifício que enquadra o Largo de São Carlos e que se situa em frente do Teatro de São Carlos, em Lisboa, estão fixadas duas placas evocativas.
Numa dessas placas assinala-se:

No 4º andar desta casa nasceu em 13 de Junho de 1888 o poeta Fernando Pessoa.

Na outra placa é referenciado um importante acontecimento político:

No 2º andar deste prédio, antiga sede do Directório do Partido Republicano Português, realizou-se no dia 29 de Setembro de 1910 uma reunião que foi decisiva na preparação da Revolução de 5 de Outubro de 1910, que implantou a República em Portugal.

Significa que nesse edifício, que foi reabilitado há poucos anos, aconteceram factos relevantes da vida cultural e política portuguesa.
Fernando Pessoa ali nascido em 13-6-1888 é reconhecido como um dos maiores nomes da Literatura Portuguesa, enquanto na reunião de 29-9-1910 em que terá sido decidida a revolução republicana, participaram os principais dirigentes do Partido Republicano Português, nomeadamente Machado dos Santos, Miguel Bombarda, Cândido dos Reis, José Relvas, António Maria da Silva, Eusébio Leão, Inocêncio Camacho e outros.
O Largo de São Carlos é, estética e arquitectonicamente, uma das mais belas praças de Lisboa, mas também é um local onde a história e a cultura estão presentes. Não é apenas a proximidade do Teatro de São Carlos, nem da igreja dos Mártires, da "Brasileira" ou da "Bertrand". É o próprio Largo que nos deve merecer atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário