terça-feira, 30 de agosto de 2011

A vaidade gravada na pedra

Há pessoas que têm qualidades de inteligência, que têm muitos conhecimentos e que provavelmente são quase perfeitas, mas que se perdem pelas sua extrema vaidade e pela exagerada estima que têm por si próprias. Tornam-se insuportáveis e ridículas.
A vaidade é de tal forma grave que o catolicismo a considera um dos sete pecados capitais, talvez porque corresponda a uma mentira.
Enquanto desejo de atrair a atenção dos outros e de lhes transmitir uma imagem que saliente alguns pontos (eventualmente fortes) e atenue outros pontos (eventualmente fracos), a vaidade é uma perversão e o vaidoso é um mentiroso e uma fraca figura.
Há muitos tipos de vaidosos e os portugueses são geralmente muito vaidosos, sobretudo quando têm algum dinheiro – as suas viagens, os seus carros, as suas férias, as suas revistas sociais – ou quando estão no poder ou próximo dele – as excelências, os doutores, as sessões solenes, as comitivas, as inaugurações, as placas.
Isto vem a propósito da placa que nos informa que Sua Exª o Senhor Engenheiro Rui Pedro Barreiro Presidente da Câmara Municipal de Santarém, inaugurou no dia 6 de Abril de 2005 um busto do poeta e jornalista Guilherme de Azevedo, na rua que tem o seu nome, em Santarém.
Neste caso, o inaugurador quase tem mais destaque que o homenageado!

Sem comentários:

Enviar um comentário