segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cercado por todos os lados

O Banco de Portugal e o INE detectaram falhas graves nas contas da Região Autónoma da Madeira! Os "buracos" já encontrados são, em termos proporcionais, muito maiores do que os detectados pelo Eurostat na Grécia. Trata-se de um valor que, embora seja "apenas" 0,7% do valor da economia portuguesa, representa mais de 20% do PIB madeirense.
Esta revelação constituiu um tremendo choque e uma desagradável surpresa para quem acompanha a evolução da grave crise financeira europeia: afinal os portugueses são tão mentirosos quanto os gregos!
O Dr. Jardim ficou cercado por todos os lados, como titulou o jornal i. Porém, parecendo não ter percebido a extrema gravidade do seu comportamento, começou por afirmar que agiu em "legítima defesa" contra o anterior governo, mas depois “trocou os pés pelas mãos” e veio dizer que não teve intenção de ocultar dívidas. Como é que um responsável político esconde um buraco desta dimensão durante três anos? Porque é atrevido, desonesto, mentiroso e, além disso, julga-se impune e tem muitas cumplicidades. Todos os governos e todos os presidentes da República, em maior ou menor grau, deram cobertura ao Dr. Jardim, por solidariedade partidária, por oportunismo político, por distracção ou por medo. Ele fez tudo o que quis, porque o deixaram fazer.
É altura de acabar com a reverência da República para com o Dr. Jardim. Não basta dizer que os madeirenses devem tirar deste episódio as devidas conclusões. É necessária uma atitude de firmeza, a começar pela criminalização do irresponsável gestor e pela suspensão da autonomia financeira da Madeira. Haja coragem! O Dr. Jardim não tem vergonha, mas envergonha o país. Com a sua arrogância e a sua irresponsabilidade traiu os madeirenses e a autonomia da Madeira. Não merece a confiança de ninguém. Esperemos para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário