sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O sector automóvel e a nossa crise

A ACAP – Associação Automóvel de Portugal é a única associação empresarial que representa a globalidade do sector automóvel, congregando cerca de duas mil empresas associadas, distribuídas por todo o território nacional.
Mensalmente, a ACAP divulga na sua website as estatísticas das vendas de veículos automóveis em Portugal. Assim, podemos verificar que, entre Janeiro e Setembro de 2011, foram vendidos 123.540 veículos, correspondentes a uma quebra de 23,5% em relação ao mesmo período de 2010, em que foram vendidas 161.399 unidades.
Na análise das vendas por marcas, verifica-se que nos primeiros nove meses de 2011 a marca-rainha do mercado português foi a Renault com 13.282 unidades vendidas. Nesse mesmo período foram vendidos 5797 BMW, 5472 Mercedes e 4995 Audi, mas também 216 Porsche, 82 Jaguar, 16 Aston Martin, 14 Ferrari e, ainda, alguns Bentley, Maserati e Lamborghini.
Estes números permitem inúmeras leituras, incluindo a constatação de uma quebra global de 23,5% nas vendas a caracterizar uma crise do sector automóvel, que habitualmente antecipa uma crise mais geral da economia, mas também a apetência portuguesa pelas marcas alemãs de gama média-alta e, ainda, que há compradores para os Porsche, os Aston Martin e os Ferrari, apesar da crise que atravessamos.
Eu bem gostava de saber quem é que em Portugal tem este tipo de rendimentos e qual a sua origem, mas também se esses compradores pagam impostos como eu.

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