terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um verdadeiro quebra-cabeças!

A Europa vive um período de grande inquietação e os sinais que quotidianamente nos chegam através dos jornais e das televisões não são animadores, pois revelam dificuldades, divisões e egoísmos, para além de mostrarem uma ausência de estratégia e de vontade política para encontrar soluções.
Tem sido referido que um dos mais graves problemas europeus é um tipo de governação económica que utiliza a mesma moeda, mas tem modelos de decisão, políticas económicas, graus de desenvolvimento e níveis de produtividade muito diversos. A velha preocupação de uma “Europa a duas velocidades” é hoje uma evidência, mostrando que progressivamente se tem perdido a ideia de solidariedade europeia e se têm imposto uma lógica de poder baseada na dimensão demográfica e no poder económico da Alemanha e da França.
Esse protagonismo franco-alemão tem secundarizado a Comissão Europeia e o papel dos pequenos países, o que é um preocupante sinal de uma indesejável hegemonia. Os actores desta encenação – Angela Merkel e Nicolas Sarkozy – estarão, provavelmente, mais interessados em conquistar os seus eleitorados nacionais, do que em levar por diante uma solução solidária para o problema europeu. Eles podem reunir e falar para as televisões, mas estão a pensar nos seus bancos, nas suas empresas e no seu futuro político. Eles não estão a pensar na Europa e, de facto, isso é que é um verdadeiro quebra-cabeças!

Sem comentários:

Enviar um comentário