domingo, 20 de novembro de 2011

Património cultural marítimo

O nosso país não tem apenas a maior zona económica exclusiva da União Europeia, como possui também uma tradição e uma história marítimas que, no contexto europeu e mundial, são muito singulares.
Essa realidade tem sido ignorada pela generalidade dos nossos dirigentes contemporâneos que, esquecendo o significado do mar na caracterização da nossa identidade nacional, lhe voltaram as costas face ao deslumbramento de Bruxelas, das suas mordomias e dos seus fluxos financeiros. Assim, aos velhos marinheiros que navegavam de ilha em ilha, vão sucedendo os frequent flyers que saltam de aeroporto em aeroporto.
Porém, ainda há "quem reme contra a maré".
Através das suas instituições culturais, a Marinha tem lutado contra essa apatia ou ignorância pela nossa cultura marítima, procurando actuar no sentido da identificação, estudo, preservação, protecção e valorização do nosso património cultural marítimo.
É nesse quadro de intervenção que a Comissão Cultural de Marinha vai promover o primeiro Ciclo de Conferências do Património, subordinado ao tema “Instrumentos Científicos nas Colecções Museológicas”, que é organizado pelo Museu de Marinha e decorrerá nas suas instalações no próximo dia 23 de Novembro, das 0930 às 1700 horas.
A entrada é livre e, para quem aprecia e se orgulha do nosso património cultural marítimo, é muito recomendável a participação nesta feliz iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário