quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Visitemos os nossos faróis!

Os faróis são ajudas à navegação que, apesar das modernas tecnologias de posicionamento no mar, continuam a ser muito importantes na sinalização marítima e no auxílio aos navegantes. Porém, os faróis são também elementos caracterizadores da paisagem marítima e ligam-nos a muitas memórias das comunidades marítimas, evocando tempestades e naufrágios.
Por todo o mundo, os faróis estão a ser preservados devido ao seu valor simbólico e patrimonial e, por vezes, surgem associações de entusiastas que defendem a preservação dos faróis e alimenta-se alguma lighthousemania.
A Marinha não está alheia a este interesse e decidiu facultar visitas gratuitas aos faróis portugueses todas as quartas-feiras das 14.00 às 17.00 horas, numa iniciativa destinada a dar a conhecer a missão dos faróis e as funções dos faroleiros. Porém, esta iniciativa também constitui um forte incentivo para a aproximação ao mar e à cultura marítima da população portuguesa e, especialmente, dos jovens.
As visitas serão guiadas pelos respectivos faroleiros residentes que acompanharão os grupos de visitantes e explicarão a história das edificações e o funcionamento técnico dos equipamentos, ocorrendo às 14.00, 15.00 e 16.00 horas, sem necessidade de marcação previa. Os faróis abertos semanalmente a visitas localizam-se no Continente (17), na ilha da Madeira (1) e no arquipélago Açores (12).
Aproveite-se a oportunidade e, com os filhos ou com os netos, visitem-se os nossos faróis!

Sem comentários:

Enviar um comentário