domingo, 15 de janeiro de 2012

Cuerpos de Dolor em exposição

A Galeria de Exposições Temporárias do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) está a apresentar a exposição “Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750)”.
A exposição abrange o período áureo da escultura espanhola e constitui uma amostra seleccionada das importantes colecções do Museo Nacional de Escultura de Valhadolid, chamando-nos a atenção para a relevância do acervo deste museu espanhol.
Pela primeira vez, o público português tem a possibilidade de ver mais de três dezenas de esculturas dos grandes mestres espanhóis, desde o declinar da Idade Média até aos finais do Período Barroco, quando a presença da religião na vida social mobilizava o sagrado em todas as actividades artísticas.
É uma exposição que revela uma clara influência religiosa através de imagens de grande expressividade e que é capaz de provocar no visitante uma impressão que ultrapassa as fronteiras da estética.
A exposição insere-se num programa que valoriza o estabelecimento de parcerias e um esquema de circulação internacional muito consequentes, que permitiu que as duas anteriores exposições apresentadas pelo MNAA estejam actualmente na National Gallery of Art de Washington (“A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana”) e no Museo de Bellas Artes de Valencia (“Primitivos. El Siglo Dorado de la Pintura Portuguesa”).
O MNAA está de parabéns porque, através destas exposições, divulga a cultura portuguesa. A exposição Cuerpos de Dolor pode ser visitada até 25 de Março e recomenda-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário