segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A famosa bebinca de Goa

O meu amigo CFC veio de muito longe em visita a Portugal e decidiu trazer-me uma bebinca numa pequena embalagem, tal como é actualmente comercializada em Goa.
A bebinca é uma das mais apreciadas iguarias da doçaria do antigo Estado Português da Índia e é um ícone da gastronomia indo-portuguesa, nascida da recíproca influência das tradições culinárias indiana e portuguesa ao longo de vários séculos de convívio e que continua viva. Na comunidade católica e especialmente nos estratos mais elevados da sociedade goesa, essa herança gastronómica continua a estar presente à mesa, embora nos restaurantes goeses raramente se encontrem os pratos e as sobremesas de influência portuguesa, como por exemplo o sarapatel, o chacuti, a cabidel e a feijoada, mas também alguns doces como o bolo sem rival ou a bebinca.
A bebinca é confeccionada com numerosas gemas de ovo, açúcar, cardamomo, leite de coco, farinha e manteiga, entre outros ingredientes possíveis, mas a sua origem não é conhecida com exactidão, embora tivesse sido adoptada e divulgada pelos portugueses e também faça parte das gastronomias de Macau e de Malaca.
Desde há alguns anos que a bebinca passou a ser vendida em embalagens que se encontram em alguns estabelecimentos de Goa. Porém, curiosamente, ainda é mais fácil encontrar a bebinca nos restaurantes goeses de Lisboa do que nos restaurantes de Pangim ou de Margão.

Sem comentários:

Enviar um comentário