domingo, 8 de janeiro de 2012

Guimarães capital europeia da cultura

A cidade de Guimarães é, juntamente com a cidade eslovena de Maribor, a Capital Europeia da Cultura em 2012.
A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que visa a promoção de uma ou mais cidades da Europa durante um período de um ano, durante o qual são desenvolvidos diversos programas culturais destinados a divulgar essas cidades junto dos cidadãos europeus. A iniciativa começou em 1985 por iniciativa de Melina Mercouri, a ministra grega da cultura, tendo adoptado vários formatos, como por exemplo a designação de apenas uma ou de mais cidades, ou a escolha de cidades da União Europeia ou também de outros países europeus.
A escolha já recaiu em cidades portuguesas, nomeadamente Lisboa em 1994, o Porto em 2001 e Guimarães que foi escolhida como Capital Europeia da Cultura em 2012.
Esta escolha é uma oportunidade para a modernização da cidade de Guimarães e para a revitalização do seu património, mas também para a dinamização da sua vida cultural e para a potenciação de novas actividades económicas. Naturalmente, à sombra desta iniciativa, irão ser promovidos despesismos e muitas vaidades, ainda enquadradas num tempo de vacas gordas que já passou e que teremos que pagar depois através dos nossos impostos. Por outro lado, a despesa prevista representa uma enorme contradição entre a anunciada festa rija e a crise e o desemprego que estão a afectar o país e a região vimaranense. Haja, por isso, muita contenção na festa e na remuneração dos gestores da festa, bem como nas mordomias que lhes são atribuídas.
No entanto, estamos perante uma boa oportunidade para visitar e conhecer a bela cidade de Guimarães.

Sem comentários:

Enviar um comentário