quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A primeira derrota de Salazar

Há cinquenta anos ocorreu um dramático episódio político-militar que conduziu à queda da Índia Portuguesa e que se traduziu numa grande derrota política de Salazar.
Esse episódio tem sido estudado nas suas componentes políticas e militares, tendo dado origem à publicação de abundante documentação. Porém, o ambiente social e a angustiosa tensão que se viveu em Goa nos últimos meses de 1961, não tinha sido objecto do mesmo tipo de atenção.
Foi essa realidade menos conhecida que inspirou Paulo Aido e o seu romance, cuja acção decorre nas vésperas da entrada das tropas indianas no Estado Português da Índia. Entre Agosto e Dezembro de 1961 desenrolou-se um verdadeiro drama que é descrito com detalhe e num estilo coloquial, levando o leitor aos bastidores da política em Portugal, às decisões de Salazar, às angústias e incertezas da população e, também, à impotência do general Vassalo e Silva, o governador que se viu obrigado a desobedecer a Salazar para salvar os seus soldados e o próprio território de Goa de uma eventual destruição.
A Primeira Derrota de Salazar, é um romance histórico de grande rigor, que reconstitui com fidelidade o cenário urbano e social goês e que ajuda o leitor a compreender melhor o que se passou em Goa em 1961.
Uma obra muito recomendável, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário