sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Crise em Espanha, alarme em Portugal

A maré recessiva que está a atingir toda a Europa também está a ameaçar a Espanha, onde em 2012 se estima uma quebra de 1% no PIB e onde o desemprego já atinge actualmente o astronómico valor de 22.9%.
A Espanha é um dos maiores países da União Europeia, não só pela sua riqueza cultural, mas também pela sua dimensão territorial (a 2ª maior área territorial da UE27) e pelos seus 45 milhões de habitantes (o 5º mais populoso país da UE27). Sendo a única fronteira terrestre portuguesa é, só por isso, muito importante para Portugal, para além de se ter vindo a fortalecer uma solidariedade ibérica que tem reforçado as afinidades e atenuado as rivalidades históricas.
Agora que tanto se fala em contágios, torna-se evidente que as boas e as más coisas que acontecem em Espanha se repercutem em Portugal com muita intensidade - a Espanha é o principal mercado para as nossas exportações, é o maior investidor estrangeiro em Portugal e é responsável pelo maior fluxo turístico que se dirige ao nosso país.
A notícia da previsível quebra de 1% do produto espanhol em 2012 é destacada com preocupação pelo jornal El Periódico de Barcelona, mas também é um evidente sinal de alarme para Portugal, pois significa menos exportações, menos investimentos e menos turistas. Ora isso são muito más notícias para a economia portuguesa e para a sua recuperação.

Sem comentários:

Enviar um comentário