domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fernando Pessoa: plural como o universo

Fernando Pessoa, plural como o universo é o título de uma exposição sobre a vida e obra do poeta que a Fundação Calouste Gulbenkian apresenta, resultante de uma parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo.
A exposição foi inicialmente apresentada em São Paulo e, mais recentemente, esteve patente ao público no Rio de Janeiro, tendo sido visitada por cerca de 400 mil pessoas nas duas cidades brasileiras.
A exposição apresenta-se num quase labirinto espacial que destaca os heterónimos mais importantes de Fernando Pessoa - Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares – através de poemas, textos, documentos e fotografias, onde se incluem raridades como a primeira edição da Mensagem, além de outros documentos inéditos e exemplares de toda a obra de Fernando Pessoa, em português e noutras línguas. A componente multimédia da exposição é muito inovadora com filmes, vozes e sons, poemas ditos e páginas de livros que se folheiam com um só toque do visitante.
Como elementos centrais da exposição estão a arca onde Fernando Pessoa guardava os seus textos e alguns quadros, incluindo "Lisboa" de Carlos Botelho e o "Retrato de Fernando Pessoa" de Almada Negreiros, ambos pertencentes à colecção Gulbenkian. É uma exposição recomendável para todas as idades e que poderá ser visitada até ao dia 30 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário