sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A redescoberta do Brasil

A Europa está a passar por uma profunda crise, quaisquer que sejam as perspectivas por que seja observada. No aspecto económico, que é apenas uma dessas perspectivas, as previsões para 2012 apontam para uma recessão de 0.3% para a Zona Euro (EA17), com quase uma dezena de países a ter um crescimento negativo, enquanto se estimam crescimentos de 1.8% para os Estados Unidos, de 3.3% para a Rússia, de 3.6% para a América Latina e crescimentos muito maiores para os países emergentes da Ásia.
Com a crise e a recessão instaladas na Europa é natural que se acentue o desemprego que já atinge 10.4% na EA17 e 9.9% na EU27. Por isso, a procura de emprego no estrangeiro está a transformar-se numa opção em muitos países europeus e o Brasil aparece como um destino privilegiado.
No caso português, estamos perante uma verdadeira "redescoberta do Brasil", pois só entre Dezembro de 2010 e Junho de 2011, houve mais de 52 mil pessoas que pediram residência permanente no Brasil, a que devem ser acrescentados os vistos para trabalho temporário, os estudantes, os investigadores e até os ilegais.
O Diário do Comércio, um jornal económico de São Paulo, na sua edição de 23 de Fevereiro abordou este tema e, para ilustrar esse movimento dos europeus em direcção ao Brasil para encontrar trabalho, escolheu a bela Terra Brasilis de Lopo Homem, uma carta portuguesa de 1519 que pertence ao chamado Atlas Lopo Homem-Reineis ou Atlas Miller, que constitui um mais belos exemplos da cartografia portuguesa do século XVI.
O jornalismo sai sempre favorecido com estas boas ideias!

Sem comentários:

Enviar um comentário