sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vamos visitar a nossa Sagres!

A partir de amanhã e até ao dia 12 de Fevereiro, o Navio-Escola Sagres vai estar atracado no cais de Alcântara , em Lisboa, podendo ser visitado pelo público das 10.00 às 12.00 horas, das 14.00 às 19.00 horas e das 20.00 às 23.00 horas.
Esta iniciativa enquadra-se nas comemorações dos 50 anos do navio ao serviço da Marinha Portuguesa e de Portugal, constituindo uma boa oportunidade para o público conhecer um dos mais emblemáticos veleiros do mundo.
O navio foi construído em Hamburgo em 1937 e recebeu o nome de Albert Leo Schlageter. Depois da II Guerra Mundial foi incorporado na Marinha Brasileira com o nome de Guanabara, mas em 1961 foi adquirido pelo Estado Português com o objectivo de substituir o antigo navio-escola Sagres (actualmente baptizado como Rickmer Rickmers e que está atracado em Hamburgo como navio museu).
No dia 8 de Fevereiro de 1962 o navio içou pela primeira vez a bandeira portuguesa e, desde então, tem assegurado a formação marinheira dos futuros oficiais da Armada, tendo efectuado 155 viagens em que percorreu cerca de 600 mil milhas. De entre as suas missões destacam-se três viagens de circum-navegação e a sua presença como representante nacional em alguns importantes eventos internacionais. A visita ao Navio-Escola Sagres mobiliza sempre milhares de pessoas nos portos que visita, sobretudo nos Estados Unidos, no Japão e nos portos do norte da Europa. Agora são os portugueses e, em particular os lisboetas, que têm a possibilidade de visitar o mais simbólico navio português.

Sem comentários:

Enviar um comentário