sábado, 11 de fevereiro de 2012

World Press Photo 2011

O retrato de uma mulher coberta pelo véu integral a abraçar um ferido durante a revolta popular no Iémen, venceu o 55º World Press Photo, o mais importante concurso mundial de fotojornalismo. O fotógrafo espanhol Samuel Aranda foi o autor dessa fotografia publicada pelo jornal New York Times. A fotografia foi obtida no dia 15 de Outubro de 2011 em Sanaa, capital do Iémen, numa mesquita transformada em hospital pelos opositores do Presidente Ali Abdallah Saleh. O trabalho do fotojornalista espanhol foi escolhido entre as mais de 100 mil fotografias apresentadas a concurso por 5247 profissionais originários de 124 países.
Aquela fotografia tornou-se o símbolo da "Primavera Árabe", tendo sido largamente divulgada em todo o Médio Oriente e Norte de África, segundo informou o comunicado publicado pelo júri do prémio: "É uma fotografia que fala em nome de toda uma região. Representa o Iémen, o Egipto, a Tunísia, a Líbia, a Síria, por tudo o que aconteceu na Primavera Árabe e que mostra um lado mais íntimo do que se passou”.
Todas as fotografias premiadas vão integrar uma exposição itinerante a ser inaugurada no dia 20 de Abril em Amsterdão. A partir de Junho, a mostra percorrerá mais de 100 cidades em todo o mundo, incluindo Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário