segunda-feira, 5 de março de 2012

É uma pouca vergonha!

No passado fim de semana o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) realizou o seu IX Congresso num hotel de Vilamoura, o que em tempos de crise nos deixa muito desconfiados sobre quem vai pagar essa factura.
Para além dos interessantes discursos do Presidente do Sindicato e da Ministra da Justiça, que referiram as “indecorosas margens de impunidade” que ainda persistem na sociedade portuguesa e o anúncio de uma elevada prioridade ao combate à corrupção e à criminalidade cometida no exercício de funções públicas, o Congresso serviu para nos desalentar.
De facto, a existência deste sindicato é, só por si, uma verdadeira aberração sem sentido e o facto do Congresso ter sido patrocinado é outra aberração. O Sindicato devia dar um exemplo de contenção, mas preferiu exibir um novo-riquismo serôdio e despropositado.
Como é possível que os magistrados do Ministério Público aceitem ser patrocinados por quatro bancos e uma seguradora, além de outras empresas? Como é possível sujeitarem-se a ter media partners, a quem pagaram viagem e estada no hotel de Vilamoura, coisa que só o Público assumiu?
Para completar este promíscuo quadro, o Congresso incluia um aliciante "programa social para acompanhantes", o que lhe retira qualquer credibilidade profissional.
A Ministra da Justiça avalizou tudo isto com a sua presença.
Assim, a minha confiança na independência da Justiça fica ainda mais abalada.
Um amigo que muito estimo diria: é uma pouca vergonha!


Sem comentários:

Enviar um comentário