segunda-feira, 26 de março de 2012

Economia Portuguesa e Lusofonia

No recente Congresso Mundial de Empresários das Comunidades e Lusofonia, organizado pelo jornal Mundo Português a propósito do seu 42º aniversário, a Espírito Santo Research apresentou um estudo intitulado “Economia Portuguesa e Lusofonia”, de que o jornal divulgou um resumo.
De acordo com os dados de 2010, a expressão económica mundial da Língua Portuguesa (países em que o português é a língua oficial e comunidades portuguesas residentes noutros países) traduz-se num PIB de 1.979 mil milhões de euros (4,6 % do PIB mundial) e 442 mil milhões de euros movimentados no comércio internacional (2 % do comércio mundial), que são gerados por cerca de 254 milhões de pessoas (3,6 % da população mundial).
Estes números mostram que, embora cerca de 80 % das exportações portuguesas se destinem aos países da União Europeia e apenas cerca de 8% se destinem ao espaço económico da Lusofonia, o potencial de exportação para este grupo de países tem um significado interessante.
Numa altura em que o crescimento do Produto Nacional terá que assentar sobretudo nas exportações, o estudo revela que, entre 2006 e 2011, as nossas exportações cresceram a uma taxa de 3,5 % para o mundo e de 14,8 % para o mundo lusófono, verificando-se um significativo crescimento médio das nossas exportações para Angola (14,1 %), Brasil (18,1 %), Cabo Verde (6,1 %), Moçambique (24,2 %), Guiné-Bissau (18,9 %), S. Tomé e Príncipe (10,6 %), Macau (2,3 %) e Timor-Leste (14,9 %).
Afinal a ideia de aumentar as exportações para o espaço lusófono não foi inventada agora e já vem sendo concretizada desde há vários anos.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário