quarta-feira, 21 de março de 2012

Um tempo para revisitar Óbidos

Embora estejamos a atravessar um longo período primaveril sob o ponto de vista meteorológico, só hoje realmente começa a Primavera boreal, quando ocorrer o equinócio do sol e, para nós, os dias passarem a ser maiores do que as noites.
Com a chegada da Primavera os espíritos reanimam-se e surge um renovado apelo pelas paisagens rurais, pelos campos verdejantes e floridos, pelas estradas secundárias, pelas praias desertas e pelos lugares com património, história e gastronomia, que as multidões de turistas hão-de invadir quando chegar o Verão.
Sair da cidade torna-se um imperativo e revisitar Óbidos é uma boa escolha. O seu traçado urbano medieval, as janelas e varandas das casas, as muralhas e as igrejas, os recantos e os jardins, o empedrado das suas calçadas e a limpeza das ruas são, nesta época do ano, um estímulo cultural e um verdadeiro incentivo para o visitante. Pelas paredes da antiquíssima vila, envelhecidas mas pintadas, já rebentam as trepadeiras e as buganvílias, nos vasos e nos canteiros já florescem as roseiras, as glicínias, as sardinheiras e muitas outras plantas ornamentais, que aos poucos irão transformar a vila num sugestivo jardim florido.
No sentido de aumentar a atractividade da vila, de impulsionar a sua base económica e de atrair o turismo, a autarquia tem desenvolvido um diversificado programa cultural, em que se destaca o Festival Internacional de Chocolate que já criou raízes, mas também muitas exposições, concertos e outras actividades culturais. Não sei se essas iniciativas tornam Óbidos mais atraente, porque o que de facto mais motiva o visitante, para além do seu castelo que foi escolhido como uma das sete maravilhas de Portugal, é a sua história centenária, a riqueza da sua arquitectura e a forte identidade cultural que evidencia, mais perceptíveis quando não há excursões com centenas de turistas que entopem as estreitas ruas da vila.
Agora que veio a Primavera é que é o tempo para revisitar Óbidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário