domingo, 15 de abril de 2012

Anticiclone dos Açores

Mais uma vez estou de visita ao arquipélago dos Açores, ou antes, à ilha do Pico. O voo directo desde Lisboa foi muito calmo e a aterragem do Airbus da TAP no aeroporto da ilha do Pico foi serena.
Inesperadamente, a ilha não estava envolvida pelas neblinas que aparecem nesta época do ano, não havia os habituais chuviscos, o vento estava adormecido, o pico mais alto de Portugal estava descoberto e, na sua impressionante imponência, ainda exibia alguns restos de neve.
Um sol radioso iluminava a orla costeira, as verdejantes encostas e o casario branco das povoações. A meteorologia revelava-se benigna, parecendo deixar para trás o tempo das ventanias e dos dias de contínua pluviosidade, ao mesmo tempo que parecia antecipar os dias das festas e das romarias que tanto animam o quotidiano açoriano nos meses de Verão. O anticiclone dos Açores deve estar estacionário sobre as ilhas açorianas e a produzir este bom tempo, imprevisto mas muito agradável. Com este cenário, não há desânimo que chegue aqui!
Apesar de todas as contrariedades que afectam a nossa economia e a nossa sociedade, "uma boa meteorologia" ajuda a reconquistar o optimismo e a confiança de que o nosso país tanto precisa. Por isso, bom seria que o anticiclone se deslocasse mais para Este, para mais próximo do rectângulo...

Sem comentários:

Enviar um comentário