domingo, 15 de julho de 2012

Viva a chamarrita açoreana!

Foi ontem foi apresentado em ante-estreia em Lisboa, o documentário Não Me Importava Morrer Se Houvesse Guitarras No Céu“, realizado por Tiago Pereira e financiado pelo Governo Regional dos Açores.
O documentário é um notável registo da chamarrita, uma prática musical coreográfica que é tocada, cantada e dançada nos Açores e, especialmente, nas ilhas do Pico e do Faial, mas é também um alerta para a necessidade de estudar e preservar essa prática cultural, como uma manifestação do património cultural açoreano. A chamarrita é um dos mais antigos bailes tradicionais dos Açores e as suas origens não são bem conhecidas, embora seja um elemento enraizado na cultura e na identidade açoreanas. Trata-se de um baile de roda mandado, que é acompanhado quase sempre por cantadores e, sempre, por tocadores com viola da terra, violão, bandolim e, eventualmente, um ou outro instrumento, tendo diferentes coreografias que variam de ilha para ilha e até de freguesia para freguesia. A chamarrita resistiu às modernas práticas culturais e convive com elas, atraindo espontaneamente a população nas festas populares, mas também acompanhou a emigração açoreana e está presente nas comunidades do outro lado do Atlântico, sobretudo no Rio Grande do Sul e na Califórnia, entre outras.
O documentário de Tiago Pereira é, por isso, um documento de grande qualidade etnográfica e valia cultural e é, também, um estímulo para que o fenómeno da chamarrita possa ser devidamente estudado no contexto do património imaterial açoreano.

Sem comentários:

Enviar um comentário