segunda-feira, 2 de julho de 2012

“Invencible España”

A selecção espanhola ganhou com brilho o campeonato da Europa de Futebol e, se tomarmos em conta as vitórias no campeonato da Europa de 2008 e no campeonato do Mundo de 2010, este resultado é um acontecimento único na história do futebol mundial. Os espanhóis que tão preocupados têm andado com a crise financeira, o enorme desemprego e as complexas questões das autonomias, para além das fragilidades e dos imbróglios da sua realeza, explodiram de incontida alegria e exibiram um sentido de unidade e de orgulho nacional que só o futebol lhes poderia dar: Invencible España, titula o ABC, mas esse é apenas um exemplo do exagero em que terá caído a imprensa espanhola.
De facto, a Espanha vive hoje um momento único de júbilo e festeja euforicamente este resultado. Todos os seus problemas foram postos para segundo plano e a simbólica fotografia dos jogadores a levantar a taça conquistada, ilustra as capas de todos os jornais espanhóis - nacionais, regionais, generalistas, desportivos e até económicos. É realmente um momento único na vida de nuestros hermanos.
No plano desportivo a vitória espanhola foi indiscutível e pode afirmar-se que ganhou o melhor ou quem mais mereceu.
No entanto, o reconhecimento do mérito da vitória espanhola também serve para nos recordar que estivemos tão perto e que fomos traídos por traves e postes.
Los españoles ganaron bien, pero no son invencibles. Nosotros lo sabemos bien!  

Sem comentários:

Enviar um comentário