segunda-feira, 30 de julho de 2012

Nunca se deitam foguetes antes da festa

Esta manhã o jornal i ilustrava a sua primeira página com a fotografia da judoca Telma Monteiro, que foi a porta-bandeira da delegação portuguesa no desfile inaugural dos Jogos Olímpicos, anunciando:
Hoje é dia da primeira medalha portuguesa.
Esse título não significava um desejo, mas apenas aquilo a que vulgarmente se chama “deitar foguetes antes da festa”. Outros jornais limitaram-se a salientar que hoje era o dia de Telma Monteiro e de João Pina, insinuando que os seus currículos desportivos justificavam as melhores expectativas para as provas que os dois judocas disputavam hoje.
Porém, ainda não era meio-dia e, para nossa desolação, já ambos tinham sido eliminados, logo no seu primeiro combate. Para quem, durante anos a fio, se dedicou intensamente ao treino, se privou de uma vida normal e alimentou tão intensos sonhos desportivos, este resultado também foi desolador. No entanto, a incerteza quanto ao resultado final é uma das características da competição desportiva e nem sempre ganham os melhores. Os adeptos do desporto têm que estar preparados para essa dolorosa realidade. Que os outros também são bons. Que nós talvez não sejamos tão bons como nos fazem crer. E, sobretudo, que nunca se devem deitar foguetes antes da festa. Os jornais não podem ser vendedores de ilusões. Nem podem exercer esta irresponsável pressão sobre os atletas. Telma Monteiro e João Pina perderam. Paciência. Ganhar ou perder, é a essência do desporto. Melhores dias virão.

Sem comentários:

Enviar um comentário