segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tour de France: o triunfo de Wiggins


Terminou ontem em Paris o Tour de France que nesta sua 99ª edição foi ganho, pela primeira vez na sua história iniciada em 1903, por um ciclista inglês – Bradley Wiggins. A imprensa inglesa embandeirou, até porque o êxito aconteceu do outro lado do Canal e a histórica rivalidade com os franceses é tão intensa hoje, como foi nos tempos de Nelson e de Napoleão.
O Tour é uma das mais prestigiadas competições desportivas do mundo e é uma grande festa para os franceses, sendo disputada sempre no mês de Julho, ao longo de cerca de três milhares de quilómetros de estradas que atravessam o território francês e, por vezes, alguns dos países limítrofes. As passagens pelas montanhosas regiões dos Alpes e dos Pirinéus representam as maiores dificuldades para as quase duas centenas de ciclistas que habitualmente tomam parte na corrida.
Este ano, o inglês Bradley Wiggins fez história ao vencer de uma forma indiscutível, embora tivesse o apoio da mais competitiva equipa presente na prova, na qual participaram dois ciclistas portugueses: Rui Costa (18º) e Sérgio Paulinho (50º). Assim, a melhor prestação portuguesa no Tour continua a pertencer a Joaquim Agostinho que, nas corridas de 1978 e 1979, se classificou no 3º lugar.
Pudemos acompanhar o Tour de France, através das transmissões da RTP Informação. Para além das espectaculares imagens que nos chegaram a casa e que nos permitiram saber o andamento da prova passo a passo, também a qualidade do comentário do antigo ciclista Marco Chagas foi de alta qualidade e a lembrar quão incompetentes são a maioria dos comentadores desportivos das nossas televisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário