terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Ponte da Ajuda merece uma visita

A Ponte de Nossa Senhora da Ajuda ou simplesmente Ponte da Ajuda atravessa o rio Guadiana a cerca de 12 quilómetros a jusante de Elvas e está em ruínas há mais de trezentos anos, tendo em 1967 sido declarada como monumento de interesse nacional pelo Estado português.
A ponte é uma construção que conserva uma imponência que impressiona o visitante, com os seus dezanove arcos ao longo de 380 metros de comprimento, fortificada e com um torreão a meio, fazendo a ligação entre as terras de Elvas e as terras de Olivença. Foi mandada construir pelo rei D. Manuel I a fim de assegurar a operação das forças militares portuguesas na margem esquerda do rio Guadiana e o apoio à praça de Olivença, tendo sido destruída e recuperada várias vezes. Em 1709 foi dinamitada pelo exército espanhol, ficando interrompida a única ligação entre Elvas e Olivença, pelo que o acesso português a esta vila só passou a ser possível através do território espanhol. No início da chamada Guerra Peninsular, em 1801 a isolada praça de Olivença foi entregue sem resistência às tropas espanholas de Manuel Godoy que invadiram e ocuparam o Alto Alentejo, no incidente militar que durou 18 dias e ficou conhecido como a Guerra das Laranjas. A paz foi restabelecida pelo Tratado de Badajoz e as praças de Juromenha, Arronches, Portalegre, Castelo de Vide, Barbacena, Campo Maior e Ouguela foram restituídas à coroa portuguesa, mas o mesmo não aconteceu com Olivença. Mais tarde, o Congresso de Viena de 1815 decidiu a restituição de Olivença a Portugal, mas as autoridades espanholas nunca cumpriram essa determinação.
Na cimeira luso-espanhola de 1994, o governo português recusou a construção de uma ponte transfronteiriça sobre o rio Guadiana, assumindo todos os encargos e responsabilidades pela construção dessa ponte, assim evitando quaisquer formas de reconhecimento tácito de um traçado de fronteira sobre a linha do Guadiana e qualquer cedência do território de Olivença. A nova ponte foi inaugurada em 2000 a curta distância para jusante da antiga Ponte da Ajuda. Se visitar Elvas, visite também a Ponte da Ajuda e, se atravessar a nova ponte, não deixe de apreciar a antiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário